Os três subgrupos dos Chákras

(esta separação é feita simplesmente para facilitar o estudo)

 

Eu, especificamente, comecei a tomar conhecimento destes centros de energia na Escola Espírita, e depois fui me aprofundando a partir de muitos livros com diferentes enfoques. Navegar, pelas diferentes localizações, nomenclaturas e culturas foi uma aventura ...
Li os livros: Mãos de Luz de Bábara Brennan, Os Chákras Leadbeater, Cura Prânica de Choa Kok Sui, Chakras de Shalita e Bodô, Anatomia Esotérica  de Bruce Burger, Corpo Sutil de Syndi Dale,  e muitos outros que esqueci pelo caminho além de capítulos especificos de outro livros e outros materiais...
Hoje gosto de seguir este assunto através dos Vedas, que é um conhecimento muito antigo e especialmente através dos livros de Judy Hall, Katrina Rapfhaell e Patrícia Mercier por sua proximidade com os cristais que são seres de luz com os quais trabalho diariamente através das Mandalas de Cristal.
De tudo que li e elaborei, elegi pra mim aquilo que fazia sentido ou falava mais alto a minha alma e recomendo que você também faça seus estudos.
Os Chákras são pontos de energia do nosso corpo sutil, que se liga ao nosso corpo físico através das glândulas endócrinas. Seu tamanho varia de acordo com os canais de energia que confluem nele, bem como de acordo com o desenvolvimento de cada ser. Através deles recebemos ou emanamos energias.
Trabalho com três grupos de Chakras: os principais, os transpessoais e os secundários.

         Chákras Principais

São considerados maiores e principais pela confluência dos canais energéticos que confluem nele.Cada Chákra está associado a uma Glândula. Normalmente vou trabalhando-os por grupos conforme minha necessidade ou intuição, mas costumo trabalhar diariamente dentro do grupo dos principais: dos pés, o básico, umbilical, estômago, coração, laríngeo, frontal, coronário.
       
Destes chákras principais, alguns autores e culturas subdividem-os.
O umbilical  que é dividido em dois:
 1)O sacro na base do umbigo que trabalha a criatividade, fertilidade e aceitação do ser sexual(calcita laranja).
2)O tan tiem 1palmo abaixo do umbigo que trabalha a fonte de energia, a força interior, a estabilidade e o equilíbrio (ágata de fogo).Alguns autores o chamam de Haras, que significa Umbigo em japonês.
O cardíaco é dividido em três.
1) O coração  que traz as lembranças emocionais desta vida,(quartzo rosa).
2)O timo que traz aquilo que precisa ser transcendido nesta vida e mantém suas memórias cármicas (quartzo verde).
 3)o semente do coração  responsável pela paz e por auxiliar os outros dois (rodocrosita).
O Chakra da  testa  é dividido em dois.
1) frontal entre as sobrancelhas que trabalha a conexão e intuição(ametista).
2)o soma também na testa, na base do cabelo, que trabalha a conexão entre alma e corpo.

       Chákras Transpessoais

Como Chákras Transpessoais, que estão localizados abaixo dos pés, no corpo sutil, isto é, fora do corpo físico, trabalho com:
 Portal de Gaia, que é conexão planetária e a ancoragem da luz.Muito importante em períodos de mudanças energética como está acontecendo agora(hematita).
Estrela da Terra que é a conexão com a mãe Terra e a realidade cotidiana(obsidiana mogno).

Como Chakras Traspessoais que estão localizados acima da cabeça trabalho com:
 O coordenador que ajusta as energias superiores com as inferiores para que elas possam ser armazenadas de uma forma ordenada e saudável.
O causal que é o local onde estão armazenadas as experiências de todas as nossas vidas, é nele que quando dormimos ou meditamos podemos lembrar quem somos e alinhar nossa vida, contém os registros Akásticos da alma.
O Chákra estrela da alma que é onde conseguimos ter contato com nossa verdadeira essência, com nosso eu superior, iluminação espiritual.
O Chakra estrelar ou portal das estrelas que dá acesso a consciência cósmica, a verdadeira fonte, mas que só conseguimos acessá-lo se estivermos totalmente alinhados e unidos com nossa verdadeira essência.
Judy Hall ainda traz o chakras das Vidas Passadas que fica atrás das orelhas com os padrões de vidas passadas e ancestrais e o chakra Alta Maior, que se localiza dentro da cabeça, em forma de Mékaba, ligado a aceleração e expansão da consciência na fisiologia da glândula pineal. Ela não separa os chákras em grupos. Eu o faço para minha melhor compreensão.Os subgrupos também se diversificam conforme os textos.
       
Chákras Secundários

Como Chakras secundários  gosto de trabalhar com os chakras dos tornozelos, dos joelhos,do quadril,do fígado, do baço,das mãos, do pulso, dos cotovelos,das omoplatas, dos ombros e dos olhos.Mas existem muitos outros...O trabalho com eles vai sendo feito conforme a necessidade da pessoa que está sendo atendida.          
Este, é um assunto muito interessante e sem fim, e segundo o que eu estudei, esta anatomia sutil, poderá se modificar a medida que o ser humano evolui em sua vidas física, psicológica e espiritual e de acordo com a história da consciência global da humanidade.
Muitas pessoas afirmam que podem ver os corpos sutis, outras, afirmam que podem senti-los. Na realidade, todos nós somos potencialmente capazes de ver ou sentir os corpos sutis e os chákras. Esta é uma questão de formação, especialmente a aceitação de que é possível.
Se vocês forem procurar, vão encontrar diversas localizações e nomenclaturas colocadas de acordo com  a cultura que a expõe.
Deixo pra vocês  a sugestão de leitura da Bíblia dos Cristais de Patricia Mercier e o livro Geometria Sagrada com Cristais de Judy Hall.

Como surgiu esta história de Chakras?





Como surgiu esta história de Chakras?



Hoje quero compartilhar com vocês um pouquinho dos meus estudos sobre Chakras. Em nenhum momento quero ser taxativa ou encerrar o assunto, apenas trazer o meu entendimento baseado nos materiais que estudei até hoje sobre este assunto.
É bem importante e necessário, que aqueles que pretendem trilhar pelo caminho do autoconhecimento façam suas próprias andanças e caminhadas, por isso, convido vocês a entrar neste mundo da energia sutil que ainda não é amplamente aceito pela nossa cultura ocidental. Não é minha intenção aqui, explicar sobre cada um deles, mas dar uma idéia geral de como este conhecimento se constituiu na humanidade.
Para nós aqui do Ocidente, este  conhecimento nos chegou a pouco tempo, mais ou menos no do século IXX, quando algumas pessoa foram estudar na India com mestres que preservaram esta Doutrina e a trouxeram para cá. Alguns trabalhos publicados em Inglês e Francês ajudaram a difundir esse conhecimento no Ocidente, tais como livros de Arthur Avalon, Mircea Eliade, ou Tara Michael, para citar apenas os mais populares, mas para humanidade é um conhecimento muito antigo, e perpassa muitas civilizações, embora suas localizações e nomes não sejam muito consensuais.
O conhecimento sobre Chakras não se limitava a Índia ou a Ásia, já era representado nas gravuras e pinturas das civilizações primitivas, era conhecido nas sociedades iniciáticas antigas como rodas de energia, Piágoras também os estudou como anatomia sutil. No século XVI Teresa de Ávila os trouxe como mansões do corpo.
No Ocidente, este conhecimento começou a chegar por:
Helena Blavatsky, nascida em 1831 na Ucrânia, morreu em 1891, em Londres, fundou uma escola esotérica de pensamento, teosofia, com um corpo de conhecimento desenvolvido em seres humanos e sua relação com o universo.
Alice Bailey (1880 - 1949) escreveu vinte manuais de ensino espirituais também traduzido para o francês, que foram popularizadas por Michel Coquetos chakras, anatomia oculta do homem. 
Rudolf Steiner, um austríaco nascido em 1861, na Croácia, morreu em 1925, na Suíça, é o fundador da antroposofia, ensinamento espiritual para restaurar a harmonia entre o homem, o universo e os "mundos superiores". 
Mircea Eliade (nascido em 1907 na Romênia, morreu em 1986, em Chicago) foi meticulosamente analisados ​​a história das religiões. Em seu livro Yoga, Imortalidade e Liberdade, que descreve os vários sistemas de sabedoria, que teve lugar na Índia, para a auto-realização. Entre eles, o Tantra é um movimento filosófico e religioso começou a partir do século IV. A Parte sistema de Chakra e suas posições, as suas formas, cores, e sua correspondência com as letras, sons, sentidos, os elementos são relatados lá.
Arthur Avalon e seu livro O poder da serpente, cuja tradução para o francês em 1950 teve um impacto amplo.
Tara Michael, em seu livro Corpo sutil e corpo causal (1979) relata seus estudos sobre os chakras de manuscritos a Índia antiga, clássica e tardia. A noção de nadi e o chakra de volta para o Veda (III milénio aC).
Aqui no ocidente, a acupuntura muito contribuiu com estes saberes, nos ensinando sobre os meridianos e os nadis, que são estes canais por onde circulam as energias do corpo. Nos locais onde se cruzam estas linhas, forman-se os Chakras. Dizem ter mais de 35 milhões destes canais em nosso corpo.
A partir destes conteúdos e autores  muitos livros foram traduzidos para que pudéssemos beber destas fontes. Novos estudos e autores também começaram a expor o assunto.
Deixo abaixo uma sugestão para quem quiser se aprofundar mais neste assunto.

Ø Os Chacras - C. W. Leadbeater - Editora Pensamento.
Ø Teoria dos Chacras - Hiroshi Motoyama - Editora Pensamento.
Ø Cura Espiritual e Imortalidade - Patrick Drouot - Editora Record.
Ø Mãos de Luz - Bárbara Ann Breenan; Editora Pensamento.
Ø Luz Emergente - Bárbara Ann Breenan - Editora Pensamento.
Ø Milagres da Cura Prânica - Choa Kok Sui - Editora Ground.
Ø Medicina Vibracional - Richard Gerber - Editora Cultrix.
Ø Os Chacras - Harish Johari - Editora Bertrand.
Ø O Duplo Etérico - Major Arthur Powell - Editora Pensamento.
Ø Os Chacras e os Campos Energéticos Humanos - Shafica Karagula e Dora Van Gelder Kunz - Editora Pensamento.
Ø Chacras - Mandalas de Vitalidade e Poder - Shalila Sharamon e bojo Baginski - Editora Pensamento.
Ø O Livro Básico dos Chacras - Naomi Ozaniec - Editora Pensamento.
Ø Chacras - Klausbernd Vollmar - Editora Kuarup.
Ø Manual Pratico do Corpo Sutil-Cyndi Dale

As Dores do Corpo e as Dores da Alma


As dores do corpo, são as dores da alma. Não devemos dar atenção só ao corpo mas também tratar a alma.
O amor é o grande bálsamo, mas não o amor físico, o amor pela humanidade, pelo próximo.
Temos várias e muitas maneiras de servir ao próximo e não uma só. Normalmente estas reparações vão acontecendo no nosso dia a dia e nem percebemos. Mas, a nossa chance de reparação esta bem ali, bem na nossa frente. Essa chance é ignorada inúmeras vezes, mas bondosamente nosso criador as coloca a nossa frente, de novo e de novo. Ele e incansável, nós eque somos distraídos e por vezes ate irresponsáveis. Muitas vezes fechamos os olhos, os ouvido, bloqueamos nossa intuição ou viramos pro lado e atrapalhamos nossas conexões com um ambiente barulhento, com grandes movimentações e aí, fingimos que não escutamos.
Temos que ser mais atentos, escutar mais  nossos protetores que nos falam incansavelmente. Em algum momento temos que dar o primeiro passo. Não devemos nos preocupar com os julgamentos que são feitos sobre nossos atos de reparação, devemos caminhar sempre em frente e em direção ao pai. Cada um sabe, no fundo da alma, que ato tem que praticar ou direção andar.
Eu vos digo: se escutem mais, prestem mais atenção
aquilo que vocês chamam de intuição, olhem e sintam sua essência. E
nela que está concentrado o mistério de sua vida. Sorria mais, respire
fundo e pausadamente, sinta o calor do sol em sua pele, sinta o
frescor do vento em suas faces, aprecie as estrelas, o céu azul, o
universo. Permita-se soltar as amarras do corpo físico e acredite, você
pode voar!
Que as paz e a luz estejam com vocês.
Cinara.
Recebida em 14/07/13

ThetaHealing


Hoje terminei de ler meu primeiro livro de “Thetahealing uma das mais poderosas técnicas de cura energética do mundo” de Vianna Stibal (Criadora da  Técnica), Editora Madras(418 pg) e gostaria de compartilhar com vocês minhas impressões.
Este não é um livro para iniciantes em espiritualidade e autoconhecimento com certeza, é um livro para quem já transitou um pouco por estas estradas pois mexe com nossas crenças, valores e cultura.Porém se você gosta do assunto e de ler vá em frente, você não vai se arrepender.
Na minha opinião é um dos melhores livros sobre cura que li ultimamente. Talvez pense assim porque antes dele, intuitivamente, já acreditava que tudo aquilo que pensamos e sentimos criamos.Talvez porque acredite que a cura possa ser possível para todos neste planeta, talvez porque esta possibilidade seja um alento para minha alma ou porque acredito em Deus ou no Campo Unificado de Consciência, como queiram chamar.
Vianna é apaixonante e nos mostra que a cura é possível para todos que acreditam nela, para todos que acreditam serem merecedores, e para todos que se permitem.
Em seu livro vai nos mostrando quantas crenças subconscientes temos e estão trabalhando via nosso inconsciente quer estejamos consciente disso ou não.
Este livro nos pede para sairmos da caixa, olhar as coisas sob outros pontos de vista fora do usual e não se importar tanto que os outros nos chamem de “esquisitos”.Este livro me diz:sim é possível, tente.
Deixo para vocês, algumas frases de Vianna que me "abduziram" para que vocês também possam fazer suas reflexões , mas atenção, não leiam este livro só sob minhas vistas, vão lá conferir.
"Todos temos a chave de nossa própria saúde, de nosso próprio corpo e de nossa vitalidade.
Não use a palavra tentar use a palavra experimentar.
Entendo que a doença é causada por certos programas de crenças mantidas por um longo período. Uma vez que essas crenças são limpas, a doença vai embora.
Medo, dúvida e descrença são os bloqueios mais poderosos para qualquer cura intuitiva
A chave para uma boa cura é saber exatamente o que você está curando.
Você não pode curar alguém que não quer ser curado
Crença é a aceitação por parte da mente de que algo é verdadeiro ou real
A mente consciente é estimada em ser apenas 12% da nossa mente e o nosso subconsciente estimado em ser 88% da nossa mente.
Quando uma crença é aceita como real pelo corpo, mente e alma, ela se torna um programa.
Se houvesse alguma coisa para mudar na sua vida, o que seria?
O medo nos faz ficar presos em nosso espaço e bloqueia nossa capacidade de curar e ser curado.
As pessoas que conseguem se curar, entendem qual é a sensação de estar e se sentir saudáveis, qual a sensação de ser amadas por Deus e qual a sensação de ser digno do seu amor.
O curador é apenas o testemunho do que acontece entre uma pessoa e Deus.
VOCÊ NÃO PODE CURAR UMA PESSOA QUE NÃO QUER SER CURADA.”
Manifestação é a crença de que é possível criar algo no mundo físico usando o poder do criador de tudo o que é.
O amor do criador é a energia que faz com que o processo todo funcione."

Como Beneficiar-se da energia de uma Mandala de Cristal




1-Escolha ou componha uma mandala que você goste muito e que te traga uma sensação de paz e bem estar.

2-Posicione-a no seu campo de visão, coloque uma música que lhe traga muita paz.

3-Contemple-a por quanto tempo quiser ou quantos dias tiver vontade.O ideal para que ela cause efeito é por 21 dias e no mínimo 15 minutos por dia. 

4-Preste atenção aos pensamentos, idéias ou intuições que lhe surgirem. Se possível tenha um caderninho para ir anotando idéias ou insigths que ocorrerem  pois muitas vezes não nos damos conta das coisas na hora, às vezes a ficha só cai muito tempo depois.
          
5-Deixe fluir...

O que é uma Mandala de Cristal


obs.Esta foi uma das mandalas iniciais, ainda não sabia que tinha que virar o fone para gravar, por isso só aparece em faixa..Mas pela intenção e energia em que foi gravada não quis regravar.

O termo mandala vem originalmente do sânscrito (língua ancestral do Nepal e da Índia, que faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da índia e é importante no uso litúrgico do Hinduísmo, Budismo e Janísmo), significa círculo.
Para mim, Mandala Significa: Circulo( pode ter outras formas também)sagrado de proteção, força e cura.
Uma mandala de cristal, é uma formação geométrica, intencionada ou não, que utiliza-se dos cristais para focar uma intenção ou simplesmente manter ou reorganizar seu eu interior.
Quando a mandala é intuitiva e livre não se faz muitas conjecturas, apenas pega-se os cristais e deixa as mão e o eu interior se expressarem  livremente.Uma música gostosa de fundo ajuda a manifestar o que é preciso.
Quando a mandala tem uma intenção mais objetiva e focada geralmente usa-se outros conhecimentos intencionais para auxiliar a aumentar o foco e a força da mandala como por exemplo: geometria, numerologia, aromaterapia, códigos de grabovoi, ervas, cromoterapia e todos os conhecimento conhecidos e desejados pelo compositor da mandala.Uma mandala composta por uma pessoa, para si mesma, geralmente é algo muito particular e segue o seu coração, os seus saberes e os símbolos que tem significado para aquela pessoa em particular.
Mas uma Mandala também pode ter objetivos gerais e amplos que sirvam a várias pessoas e situações como mandalas de proteção e cura por exemplo. No meu canal do youtube  você pode encontrar várias mandalas assim,mas também faço muitas mandalas para pessoas em particular para objetivos bem específicos.
Algumas pessoas fazem distinção entre os termos Mandalas e Grades de Cristal. Eu não faço esta distinção, para mim é só uma forma de expressão que provavelmente venha do termo em Ingles “Crystal Grids”
Se ficou alguma dúvida sobre o que é uma mandala você pode me perguntar que terei prazer em responder.
Para aqueles que gostam de cristais tenho um grupo no whats “Adoro Cristais” que costumo postar algumas dicas. Se tiverem interesse em participar só solicitar. Simonie (51)999565918. Este grupo é um bom lugar para tirar dúvidas.

Psicoterapia do Inconsciente: O que é?



A PR começou a ser transmitida pelo mundo espiritual em Porto Alegre-RS em 1996 a Mauro kwitko, médico Homeopata, e visa auxiliar a pessoa a aproveitar melhor esta encarnação. Para isso, ela faz uma releitura de nossa infância, que deixa de ser considerada o inicio da vida e passa a ser considerada uma continuação da nossa vida eterna. Nossa família deixa de ser só um grupo de pessoas ligadas por laços sanguíneos e afetivos e passa a ser um grupamento de espíritos ligados por laços Kármicos (causa e efeito) de acordo com afinidades, divergências e necessidades evolutivas.
Nos traz conceitos novos como versão persona (aquilo que eu acredito ser) e a versão espírito (que é a visão do nosso eu divino e dos nossos mentores espirituais).Além disso, ela usa a regressão terapêutica como uma ferramenta para que sejam feitos os desligamentos necessários, onde a pessoa estava sintonizada em seu passado, melhorando assim seu presente.

O tratamento básico é composto por três consultas e três regressões que podem ser a esta vida ou a vidas passadas. Após estes primeiros passos se a pessoa tem o verdadeiro desejo de evoluir e se melhorar ela passa para um nível mais avançado do tratamento.
A partir das regressões e consultas a pessoa vai se conscientizando dos padrões que se repetem nas suas vidas, dos desafios que tem a vencer, quem são as pessoas ou situações que fazem aflorar as inferioridades que ela veio curar.

As regressões são coordenadas pelos mentores espirituais da pessoa que está em tratamento onde é respeitada a “Lei do esquecimento” e auxiliadas por um terapeuta reencarnacionista.

Normalmente, depois do tratamento com PR percebemos que não somos mais pessoas, mas espíritos encarnados, não somos homens ou mulheres, somos espíritos em corpos masculinos ou femininos, não somos brancos ou negros, deste ou daquele país... Somos apenas espíritos ocupando uma “casca”, de passagem com a finalidade de evoluir.

O tratamento é indicado para pessoas que tem medos, fobias, depressões ou simplesmente que querem entender melhor qual a sua missão de vida, sua encarnação e evoluir consciencialmente.


A Sede da  Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista fica em porto Alegre  na rua Liberdade, 219 Bairro Rio Branco.