Os três subgrupos dos Chákras

(esta separação é feita simplesmente para facilitar o estudo)

 

Eu, especificamente, comecei a tomar conhecimento destes centros de energia na Escola Espírita, e depois fui me aprofundando a partir de muitos livros com diferentes enfoques. Navegar, pelas diferentes localizações, nomenclaturas e culturas foi uma aventura ...
Li os livros: Mãos de Luz de Bábara Brennan, Os Chákras Leadbeater, Cura Prânica de Choa Kok Sui, Chakras de Shalita e Bodô, Anatomia Esotérica  de Bruce Burger, Corpo Sutil de Syndi Dale,  e muitos outros que esqueci pelo caminho além de capítulos especificos de outro livros e outros materiais...
Hoje gosto de seguir este assunto através dos Vedas, que é um conhecimento muito antigo e especialmente através dos livros de Judy Hall, Katrina Rapfhaell e Patrícia Mercier por sua proximidade com os cristais que são seres de luz com os quais trabalho diariamente através das Mandalas de Cristal.
De tudo que li e elaborei, elegi pra mim aquilo que fazia sentido ou falava mais alto a minha alma e recomendo que você também faça seus estudos.
Os Chákras são pontos de energia do nosso corpo sutil, que se liga ao nosso corpo físico através das glândulas endócrinas. Seu tamanho varia de acordo com os canais de energia que confluem nele, bem como de acordo com o desenvolvimento de cada ser. Através deles recebemos ou emanamos energias.
Trabalho com três grupos de Chakras: os principais, os transpessoais e os secundários.

         Chákras Principais

São considerados maiores e principais pela confluência dos canais energéticos que confluem nele.Cada Chákra está associado a uma Glândula. Normalmente vou trabalhando-os por grupos conforme minha necessidade ou intuição, mas costumo trabalhar diariamente dentro do grupo dos principais: dos pés, o básico, umbilical, estômago, coração, laríngeo, frontal, coronário.
       
Destes chákras principais, alguns autores e culturas subdividem-os.
O umbilical  que é dividido em dois:
 1)O sacro na base do umbigo que trabalha a criatividade, fertilidade e aceitação do ser sexual(calcita laranja).
2)O tan tiem 1palmo abaixo do umbigo que trabalha a fonte de energia, a força interior, a estabilidade e o equilíbrio (ágata de fogo).Alguns autores o chamam de Haras, que significa Umbigo em japonês.
O cardíaco é dividido em três.
1) O coração  que traz as lembranças emocionais desta vida,(quartzo rosa).
2)O timo que traz aquilo que precisa ser transcendido nesta vida e mantém suas memórias cármicas (quartzo verde).
 3)o semente do coração  responsável pela paz e por auxiliar os outros dois (rodocrosita).
O Chakra da  testa  é dividido em dois.
1) frontal entre as sobrancelhas que trabalha a conexão e intuição(ametista).
2)o soma também na testa, na base do cabelo, que trabalha a conexão entre alma e corpo.

       Chákras Transpessoais

Como Chákras Transpessoais, que estão localizados abaixo dos pés, no corpo sutil, isto é, fora do corpo físico, trabalho com:
 Portal de Gaia, que é conexão planetária e a ancoragem da luz.Muito importante em períodos de mudanças energética como está acontecendo agora(hematita).
Estrela da Terra que é a conexão com a mãe Terra e a realidade cotidiana(obsidiana mogno).

Como Chakras Traspessoais que estão localizados acima da cabeça trabalho com:
 O coordenador que ajusta as energias superiores com as inferiores para que elas possam ser armazenadas de uma forma ordenada e saudável.
O causal que é o local onde estão armazenadas as experiências de todas as nossas vidas, é nele que quando dormimos ou meditamos podemos lembrar quem somos e alinhar nossa vida, contém os registros Akásticos da alma.
O Chákra estrela da alma que é onde conseguimos ter contato com nossa verdadeira essência, com nosso eu superior, iluminação espiritual.
O Chakra estrelar ou portal das estrelas que dá acesso a consciência cósmica, a verdadeira fonte, mas que só conseguimos acessá-lo se estivermos totalmente alinhados e unidos com nossa verdadeira essência.
Judy Hall ainda traz o chakras das Vidas Passadas que fica atrás das orelhas com os padrões de vidas passadas e ancestrais e o chakra Alta Maior, que se localiza dentro da cabeça, em forma de Mékaba, ligado a aceleração e expansão da consciência na fisiologia da glândula pineal. Ela não separa os chákras em grupos. Eu o faço para minha melhor compreensão.Os subgrupos também se diversificam conforme os textos.
       
Chákras Secundários

Como Chakras secundários  gosto de trabalhar com os chakras dos tornozelos, dos joelhos,do quadril,do fígado, do baço,das mãos, do pulso, dos cotovelos,das omoplatas, dos ombros e dos olhos.Mas existem muitos outros...O trabalho com eles vai sendo feito conforme a necessidade da pessoa que está sendo atendida.          
Este, é um assunto muito interessante e sem fim, e segundo o que eu estudei, esta anatomia sutil, poderá se modificar a medida que o ser humano evolui em sua vidas física, psicológica e espiritual e de acordo com a história da consciência global da humanidade.
Muitas pessoas afirmam que podem ver os corpos sutis, outras, afirmam que podem senti-los. Na realidade, todos nós somos potencialmente capazes de ver ou sentir os corpos sutis e os chákras. Esta é uma questão de formação, especialmente a aceitação de que é possível.
Se vocês forem procurar, vão encontrar diversas localizações e nomenclaturas colocadas de acordo com  a cultura que a expõe.
Deixo pra vocês  a sugestão de leitura da Bíblia dos Cristais de Patricia Mercier e o livro Geometria Sagrada com Cristais de Judy Hall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário